8 de janeiro de 2015

Medida por Medida estreia em Ilhéus nesta sexta-feira

Foto Zélia Uchôa
A partir da próxima sexta-feira (09), o público ilheense poderá conferir a nova comédia do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Vinda de uma temporada de sucesso em Salvador, Medida por Medida, será apresentada às 18 horas em frente à Tenda TPI, na Avenida Soares Lopes. A montagem segue em cartaz no sábado (10) no mesmo local e, entre os dias 12 e 14, será encenada em frente à Catedral de São Sebastião, no mesmo horário. As apresentações são gratuitas, contam com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

As apresentações em Ilhéus fecham o projeto Shakespeare – Teatro Popular em Construção, aprovado pelo edital TCA.NÚCLEO 2014 em seleção organizada pelo Teatro Castro Alves e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Isso possibilitou a ocupação artística do Complexo Teatro Castro Alves entre agosto e dezembro do ano passado, com apresentações de espetáculos, seminários, debates, oficinas, além de intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte.

Medida por Medida é a primeira peça de William Shakespeare a ser montada pelo grupo ilheense que completa 20 anos no próximo mês de agosto. “Voltamos para Ilhéus com outra perspectiva, pois saímos dos limites da caixa do teatro e ganhamos as ruas”, declarou o diretor Romualdo Lisboa, que adaptou o texto do bardo inglês junto com o diretor artístico do Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto.

O espetáculo é apresentado em um reboque de 4 metros de comprimento e 2 metros de largura, projetado pelo arquiteto Carl Von Hauenschild, chamado de Palco Rodante. A cultura popular nordestina e o Movimento Armorial influenciam a estética da montagem. Os figurinos e adereços de Medida por Medida ficam a cargo do potiguar Shicó do Mamulengo e do ilheense Justino Vianna, que também criou a maquiagem. A direção musical foi concebida através da parceria entre Elielton Cabeça (TPI) e Marco França (Clowns).

Antes da estreia, o Teatro Popular de Ilhéus realizou ensaios em frente à Tenda TPI, que foram acompanhados pelo público. “Estávamos passando e a estrutura chamou nossa atenção, além da música e da dança. Mesmo sendo um ensaio, achamos tudo muito divertido e estaremos presentes da estreia”, declarou a turista curitibana Jussara Souza.

O enredo de Medida por Medida se desenrola a partir das decisões de Ângelo, juiz implacável que entra no lugar do Duque de Viena, fazendo cumprir à risca as leis contra a fornicação.  A partir disso, Cláudio é condenado à morte por ter engravidado sua amada Julieta. Para reverter a sentença, Isabella, noviça e irmã do prisioneiro, tenta negociar com Ângelo. Mas a condição imposta para rever a decisão é a entrega da virgindade da donzela. Para tomar essa decisão, Isabella recebe a ajuda de um frei misterioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário